41 Produtos

Os otoscópios são equipamentos imprescindíveis para profissionais de algumas das especializações médicas. Eles permitem que esses profissionais possam ver a parte interna dos ouvidos dos pacientes, e se estão presentes quaisquer tipos de patologia na região. Para que o exame seja feito adequadamente, é necessário que o equipamento tenha excelente qualidade e eficiência, e aqui na Maconequi você encontra uma infinidade de modelos de otoscópio para agregar ao seu kit de equipamentos médicos, e atender os seus pacientes da melhor forma possível. Confira!

O exame da otoscopia é realizado com o uso do otoscópio, em pacientes que se queixam de sintomas ou em consultas de rotina, podendo revelar patologias ocultas na cavidade dos ouvidos, que precisam ser tratadas rapidamente, para que não hajam futuras complicações.

Qual é a função do equipamento otoscópio?

Na ponta do otoscópio está presente o espéculo acoplado, a única parte do aparelho que deve entrar em contato com a orelha do paciente, e logo depois do atendimento, ser descartada.

Esse espéculo acoplado é como um cano bem fino, que facilita a entrada do otoscópio no ouvido. Juntamente a ele, está a lanterna acoplada, que ilumina toda a cavidade da orelha para que o otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo possa ver com clareza diretamente pelo monitor em que é transmitida a imagem. Já o oftalmologista não faz o uso do otoscópio, e sim do oftalmoscópio.

O descarte do espéculo e a limpeza do otoscópio é uma medida de segurança essencial, para garantir que nenhuma secreção, pus, bactérias, entre outros sejam passados de um paciente para o outro nos exames seguintes.

Que partes da orelha o otoscópio examina?

O ouvido humano é dividido em três partes: orelha externa, orelha média, e orelha interna, e cada uma dessas partes possui as suas respectivas estruturas anatômicas e membranas que atuam em diferentes aspectos da audição. O otoscópio permite que o médico possa ver somente a parte da orelha externa.

O exame funciona dessa maneira justamente porque a orelha média e a interna, são mais profundas e sensíveis, e existe uma estrutura anatômica chamada de membrana timpânica, também conhecida como "tímpanos", que separa a orelha média e interna da orelha externa, que pode ser perfurada facilmente se o otoscópio atingi-la, provocando diversas complicações ao paciente, podendo levá-lo até à surdez em casos mais graves.

Como funciona o exame otoscópico?

A otoscopia é o exame físico do sistema auditivo, que é feito para diagnosticar possíveis problemas relacionados à audição do paciente. No exame é possível que o profissional da saúde identifique as estruturas do ouvido externo (pavilhão auditivo e canal auditivo) e também a cadeia ossicular do ouvido médio (martelo bigorna e estribo) através da janela oval.

Antes de introduzir o otoscópio até a cavidade da orelha, o profissional deve realizar uma observação direta do pavilhão auditivo, para permitir que os processos inflamatórios e neoplásicos do pavilhão auricular sejam reconhecidos, como as fístulas, cistos e corpos estranhos.

Para que o exame seja feito da forma correta, invista em um otoscópio de altíssima qualidade, que você encontra aqui na Maconequi, com o melhor preço! Não deixe de conferir todas as opções disponíveis da nossa categoria, e escolha aquela que fará parte do seu kit acadêmico ou da sua rotina de trabalho.