1 de novembro de 2024
Varizes são veias dilatadas e tortuosas que aparecem nas pernas e pés de homens e mulheres. Além da questão estética, as varizes podem ser sinônimo de dor, desconforto e trazer um risco maior de doenças circulatórias.
Se você também sofre com esse problema e quer saber qual melhor tratamento para varizes, não deixe de conferir este artigo.
Boa leitura!
A genética familiar, a falta de atividade física regular, permanecer muitas horas sentado ou em pé e uso de anticoncepcionais orais estão entre os fatores de risco para o aparecimento das varizes.
No mais, com o envelhecimento, as veias ficam frágeis, sendo mais propensas a dilatações, agravando o problema. E aí é hora de procurar um tratamento.
Infelizmente, não existe mágica quando o assunto é tratamento para varizes. Remédios, pomadas e cremes não fazem o efeito que prometem e são, portanto, uma grande ilusão.
O melhor tratamento para acabar com as varizes passa necessariamente pelo consultório médico está ligado a procedimentos que devem ser conduzidos por especialistas no assunto.
Mas atenção, o tratamento de varizes e vasinhos só pode ser feito por médicos, outros profissionais de saúde não estão habilitados para essa atividade.
Varizes na gravidez? Leia nosso artigo Tudo o que você precisa saber sobre varizes na gravidez.
Embora a cirurgia seja muito eficaz para o tratamento das varizes, existem casos onde é possível usar técnicas menos invasivas. Mas isso depende do tamanho e da quantidade das veias, bem como dos resultados esperados pelo paciente.
Por exemplo, para tratar os vasinhos, o método mais indicado é a escleroterapia, também popularmente conhecida como “secagem de vasos”.
No entanto, em muitos casos, o melhor tratamento para varizes é mesmo o cirúrgico. Mas não precisa se assustar. A cirurgia é tranquila, pode ser realizada apenas com anestesia local e uma leve sedação, sem a necessidade de anestesias mais complexas.
Os resultados das cirurgias para tratamento das varizes costumam ser muito satisfatórios. No entanto, esses resultados dependem muito da cooperação do paciente no pós-operatório.
As recomendações sobre os cuidados necessários após uma cirurgia vascular, geralmente são:
Evitar fazer esforços, como subir ou descer escadas, nos primeiros dias.
Manter alguma atividade física, fazendo pequenas caminhadas em casa.
Deitar com os pés elevados que o quadril, para auxiliar na circulação.
E por falar em pós-operatório, as meias de compressão são muito úteis para os pacientes que passaram por uma cirurgia de varizes. Seu uso é recomendado durante o dia, pelo período indicado pelo cirurgião vascular. Já para pacientes que sofrem de varizes, o ideal é o uso diário.
A quantidade de compressão varia por tipo e marca, por isso só use as meias com orientação médica e certifique-se de que elas sirvam corretamente. Elas devem ser fortes, mas não precisam ser muito apertadas.
Caso você escolha uma meia com compressão menor que o necessário, ela não surtirá o efeito desejado. Por outro lado, se a compressão for maior, outros problemas podem aparecer.
E você já sabe, se precisar de meias de compressão não deixe de conferir as diversas opções que a Maconequi oferece. Com certeza lá você irá encontrar a meia de compressão que procura.