5 Produtos

A Maconequi tem uma seleção extensa de produtos para diabetes, que tornam os testes de glicose, a aplicação de insulina e outras atividades rotineiras bem mais fáceis e seguras. Nesta página, você pode encontrar lancetas de marcas renomadas como G-Tech, Medlevensohn e Roche. Para te ajudar a escolher o melhor item com base nas suas necessidades pessoais, respondemos as perguntas mais frequentes sobre lancetas e lancetadores. Confira os itens e o FAQ abaixo!

O que é uma lanceta?

Lanceta é uma agulha ultrafina de aço estéril, usada para penetrações rápidas e quase indolores no dedo. A agulha é ligada num lancetador, um dispositivo de plástico rígido que recolhe a amostra sanguínea e realiza testes como a verificação do nível de glicose. Todas as lancetas são de uso único, então elas devem ser descartadas a cada exame.

Para que serve uma lanceta?

A função das lancetas é auxiliar uma pessoa diabética a medir o nível glicêmico do sangue, para conferir se os seus níveis estão de acordo com o ideal num tratamento de diabetes (entre 70 e 100mg/dL). Isso permite a monitoração da doença e um controle maior dos medicamentos que devem ser ingeridos.

O exame é feito de forma praticamente indolor, com a agulha ultrafina sendo injetada em 3 milésimos de segundos pelo lancetador. Além disso, a facilidade oferecida por esses dispositivos é imbatível, uma vez que eles permitem a realização de testes rápidos sem sair do conforto de casa.

Quais são os tipos de lanceta?

Não há variações significativas nos tipos de lanceta! O que muda são os lancetadores, que podem ser em caneta ou descartáveis: a caneta é reutilizável, então você só precisa trocar a agulha após o exame, ao contrário dos descartáveis, que só podem ser usados uma vez.

Mas, apesar do tipo de agulha não mudar, a sua qualidade com certeza faz a diferença. Existem objetos mais tecnológicos que outros, como as lancetas presentes nesta página, que contam com um sistema de retração automático da agulha. Isso oferece um nível muito maior de segurança para quem entrar em contato com o objeto.

Outra vantagem de comprar na Maconequi é que as nossas lancetas são automáticas, então você não precisará injetar a agulha manualmente. Além de ser mais prática, rápida e segura, essa solução é indispensável para quem tem medo ou fobia de sangue e precisa realizar os testes glicêmicos com frequência.

Como utilizar a lanceta?

As lancetas costumam ser fáceis de manipular, você só precisa ter atenção aos processos de higienização antes de realizar o procedimento. Este é o passo a passo recomendado:

  1. Lave as mãos;
  2. Faça a higienização de toda a superfície utilizada com álcool 70%;
  3. Remova a tampa da lanceta e posicione-a de maneira firme no dedo;
  4. O ponto escolhido deve ser fora do centro, pois o fluxo sanguíneo é maior e a dor menor;
  5. Realize a punção de acordo com as instruções específicas de cada marca;
  6. Verifique o resultado do teste no lancetador;
  7. Pressione um algodão na área perfurada até o sangramento parar;
  8. Faça o descarte apropriado dos itens.

Como descartar a lanceta?

Assim como qualquer material de uso hospitalar, as lancetas devem ser descartadas em coletores perfuro-cortantes de plástico duro e inquebrável. Para descartar a lanceta, encaminhe-a a Unidade de Saúde Básica (UBS) mais próxima, para que eles realizem o descarte apropriado.

Em hipótese alguma você deve jogar as lancetas e os lancetadores em lixos comuns ou recicláveis, uma vez que eles oferecem um risco para o meio ambiente e para a saúde dos profissionais que coletam o lixo.

Para cuidar da área perfurada com sucesso, confira agora a nossa seção de curativos!