30 Produtos

Se você se machucou ou passou por um procedimento cirúrgico, o melhor item para te ajudar na recuperação dos seus ferimentos é a compressa de gazes. Elas são excelentes para absorver secreções, fazer curativos de todo tipo e até limpar machucados. Um equipamento tão importante para a sua saúde precisa ser de alto padrão! Encontre nesta seção a melhor linha de materiais hospitalares de consumo – a Maconequi selecionou as melhores marcas de gaze para você. Confira:

30 Produtos

Para que serve a compressa de gazes?

Esse item é a melhor opção para absorver secreções, realizar a anti-sepsia de pele, fazer curativos de todo tipo e limpar machucados. Para qualquer auxílio em machucados pós-cirúrgicos ou não, conte com a ajuda de uma compressa de gazes.

Esse é o principal material recomendado pelos profissionais da saúde porque não solta fibras que prejudicam a sua cicatrização, como o algodão puro.

Qual é o melhor tamanho?

Isso depende do tamanho da área que precisa ser envolvida, claro. Os tamanhos básicos que você pode encontrar nesta seção são os de 7,5 x 7,5cm e os de 10 x 10cm.

Mas também temos as gazes do tipo “queijo”, que são chamadas assim pelo tamanho extendido do rolo: elas podem ter de 91cm x 50m a 91cm x 91m!

O que significa estéril e não estéril?

Vamos começar esclarecendo que uma gaze não estéril não é suja ou de qualidade inferior! Na verdade, esses termos só são usados para diferenciar as compressas que podem ser usadas em salas cirúrgicas das que não podem.

Além disso, as versões estéreis são vendidas em pacotes menores, com 5 ou 10 unidades, enquanto as outras podem ser encontradas com até 500 unidades.

Quantos fios são necessários?

Existem compressas de 9, 11 e 13 fios nessa seção. Essas quantidades dizem respeito à espessura da gaze: as de 9 fios são mais finas e espaçadas que as de 13, que são mais grossas.

Isso interfere na absorção, sendo que quanto mais fios maior a capacidade de reter fluidos, sangue e secreções. Para machucados pouco intensos, compressas com menos fios são suficientes, enquanto os mais graves requerem o maior potencial de absorção possível.

Ou seja, tanto a decisão de estéril ou não quanto a do tamanho da compressa e a escolha da quantidade de fios dependem apenas do uso que você precisa. Nesta seção você pode escolher entre as melhores opções de marcas, como Herika, Rebeka e Karina America, Polar Fix, Orthomax e muito mais!

Como fazer curativo com a compressa de gazes?

Agora que você já sabe como escolher a compressa de gazes certa para você, veja como fazer um curativo:

  • Lave bem as mãos e a superfície em que vai realizar o curativo;

  • Higienize o local com água e sabão neutro;

  • Tente evitar encostar na área da gaze que vai entrar em direto contato com o ferimento;

  • Posicione a gaze sem pressionar e prenda-a na pele não machucada com uma fita microporosa ou um esparadrapo.

Quais cuidados devem ser tomados?

Em casos pós-cirúrgicos, consulte um médico antes de fazer um curativo por si só. A troca da compressa de gaze também deve ser feita frequentemente, de acordo com as orientações do seu profissional de saúde. A sua remoção pode ser mais fácil se umedecer as compressas com soro fisiológico!

Não utilize esses itens em queimaduras ou ferimentos muito profundos! Para mais instruções e cuidados, confira a embalagem de cada produto.

Navegue pelo o filtro lateral desta página para encontrar todas as opções de compressas de gazes que temos. Se o seu machucado for superficial, confira a nossa seção de curativos.