Solução de Ringer Lactato Sanobiol, indicado para reidratação e restabelecimento do equilíbrio hidroeletrolítico, quando há perda de líquidos e dos íons cloreto, sódio, potássio e cálcio, e para prevenção e tratamento da acidose metabólica.
Composição:
A solução de Ringer com Lactato é composta de cloreto de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de potássio e lactato de sódio, diluídos em água para injeção. Exceto pela presença de lactato e pela ausência de bicarbonato, a composição dessa solução aproxima-se muito da composição dos líquidos extracelulares.
Deste modo, a solução Ringer com Lactato pode ser utilizada para reposição de líquido e íons em situações em que essas perdas acontecem, como também a proporcionar o aumento ligeiro do teor alcalino em líquidos extracelulares, agindo nos casos em que há um desvio do equilíbrio ácido-básico no sentido da acidose.
Nas situações em que são necessários grandes volumes de solução fisiológica, é vantajosa administração da solução de Ringer com Lactato com relação a outras soluções de reposição, a fim de evitar uma possível acidose.
Características:
- Cloreto de sódio - NaCl: 6,0 mg
- Cloreto de potássio - KCl: 0,27 – 0,4 mg
- cloreto de cálcio di-hidratado CaCl2.2H2O: 0,18 - 0,29 mg
- Lactato de sódio C3H5O3Na: 2,3 – 3,3 mg
- Água para injeção q.s.p.: 1 mL
- Sódio: 117,39 – 139,13 mEq/L
- Potássio: 3,63 – 5,62 mEq/L
- Cálcio: 2,45 – 3,94 mEq/L
- Cloreto: 103,8 - 118,47 mEq/L
- Lactato: 25,55 – 31,11 mEq/L
- OSMOLARIDADE: 273 mOsmol/L
- pH: 6,0 - 7,
- Apresentações em bolsa: 500 e 1000 ml
- Apresentações em frasco: 500 e 1000 ml
Não devo usar:
A solução de Ringer com lactato é contra indicada para pacientes com acidose láctica (redução do pH com produção de ácido lático), alcalose metabólica (aumento do pH), hipernatremia (excesso de sódio no sangue), hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue), hiperpotassemia (excesso de potássio no sangue), hipercloremia (excesso de cloro no sangue) e lesão dos hepatócitos (células do fígado) com anormalidade do metabolismo de lactato e pacientes com insuficiência renal (falência dos rins) e ou cardíaca (falência do coração).