370 Produtos

Está precisando renovar o estoque de curativos? Com a Maconequi, você consegue. Aqui no nosso catálogo, você encontrará diversos produtos com um só propósito: estimular o seu organismo a se curar.

Portanto, não perca a chance de otimizar a sua saúde. Navegue pela nossa seção e confira todos os utensílios que podem ajudar a aprimorar o seu bem-estar. O melhor custo-benefício você encontra aqui na Maconequi!

Curativos: Limpeza e Esterilização

Como sabemos, os curativos fazem parte da famosa caixa de primeiros socorros. Isso porque eles são fundamentais para assegurar a limpeza e a proteção de feridas. Sempre com o propósito de agilizar a cicatrização e reduzir infecções ou contaminações dos machucados que precisam de cuidados.

Apesar dos curativos serem tecnicamente intuitivos, existem diversas dúvidas que estão relacionadas ao assunto. Para esclarecê-las, nós, da Maconequi, elencamos algumas perguntas frequentes que podem ser também a sua dúvida. Então, confira mais sobre o método de bandagem!

Perguntas frequentes

Dúvidas sobre curativos? Chegou o momento de aprender tudo sobre a temática.

O que é uma ferida? Quais tipos existem?

O machucado é categorizado como uma lesão na pele que pode ser dividida em duas formas: superficial ou profunda. A primeira é quando o ferimento atinge a derme, epiderme e/ou hipoderme. Já a segunda ocorre quando há lesões nos tendões, nervos ou músculos.

Entre os tipos de feridas estão:

  • Cortes: Ocorrem quando há lesões provocadas por objetos cortantes, como facas ou vidros. Normalmente, os ferimentos apresentam hemorragia;

  • Arranhões: Machucados causados devido à abrasão. Geralmente o tecido fica com a superfície enrugada e rígida;

  • Picadas: Feridas causadas por objetos pontiagudos, como agulhas e pregos;

  • Mordeduras: Ferimentos causados pela mordida de animais – ou pessoas. Alguns casos podem apresentar infecção devido ao contato da saliva com a ferida.

Como cuidar de um ferimento?

Os machucados mais leves ou superficiais cicatrizam-se naturalmente. Já lesões profundas necessitam de cuidados médicos imediatos para evitar o agravamento da condição. Apesar de serem totalmente diferentes, ambos os casos são passíveis de procedimentos básicos.

Assim, se o ferimento, aparentemente, não for tão grave, você pode realizar os primeiros cuidados. Para isso:

  1. Imobilize a área ferida, caso for preciso, o afetado pode sentar ou deitar para facilitar o procedimento;
  2. Não toque as mãos na ferida, utilize luvas ou lave-as antes do cuidado;
  3. Limpe o machucado utilizando soro fisiológico ou água corrente;
  4. Deixe o sangue sair um pouco e estanque em seguida. Possibilitar a saída pode ajudar a remover as impurezas da região;
  5. Caso não seja possível parar o sangramento, cubra a ferida e pressione-a por alguns minutos;
  6. Desinfete a área atingida com um produto próprio para machucados;
  7. Tampe a ferida com o curativo;
  8. Certifique que a região está devidamente isolada;
  9. Confira se a pessoa ferida possui a vacina antitetânica em dia.

É importantíssimo reforçar que ferimentos graves devem ser encaminhados diretamente ao hospital ou pronto-socorro mais próximo.

Quais são os tipos de curativos?

Como a gravidade da ferida é sempre algo incerto, o uso do curativo vai depender bastante da avaliação do profissional da saúde. Entre as opções para tratar da ferida, o especialista pode escolher por quatro tipos de curativos, sendo eles:

  • Curativo compressivo: A principal função é reduzir o fluxo sanguíneo da região, mas também age no desenvolvimento da estase e no fecho das extremidades;

  • Curativo aberto: Utilizados quando não há a necessidade de ser fechado, como suturas, escoriações, cortes pequenos e outros ferimentos leves;

  • Curativo semi-oclusivo: É o curativo responsável por absorver fluidos. Geralmente é utilizado em feridas cirúrgicas, drenos, etc;

  • Curativo oclusivo: Curativo totalmente vedado, utilizado para evitar a entrada de ar ou outros agentes externos, além de impedir a contaminação de doenças e a formação de crostas.

Entendeu como é o funcionamento dos curativos? A avaliação de como fazer essa primeira abordagem é essencial para garantir uma boa regeneração do ferimento. Portanto, não deixe de aproveitar os produtos disponíveis em nosso catálogo. Os curativos podem ser a diferença na hora da cicatrização!

Não perca a oportunidade, garanta os melhores utensílios médicos e hospitalares aqui na Maconequi! Oferecemos produtos que vão desde ataduras até equipamentos cirúrgicos – como os equipos para transfusão de sangue!