14 Produtos

Você sabe qual é a função das barras de apoio? Elas são muito utilizadas para auxiliar aqueles que possuem mobilidade restringida, como idosos, cadeirantes, paraplégicos, grávidas ou outras pessoas com dificuldade de locomoção – seja temporária ou permanente.

E como a Maconequi está sempre buscando por diferentes maneiras de auxiliar os nossos clientes, disponibilizamos as mais seguras barras de apoio do mercado. Portanto, confira-as navegando pelo nosso site!

Barras de apoio: segurança e praticidade!

Os apoios em barra são produtos simples, mas que oferecem resguardo e funcionalidade para as pessoas que possuem algum tipo de dificuldade de locomoção. Normalmente, notamos que as barras de apoio são instaladas principalmente em banheiros, mas não há nada que impeça a instalação em outros cômodos que necessitam do suporte.

Assim, as principais características das bases são facilitar a movimentação e garantir que o usuário tenha estabilidade ao percorrer pelo local. Então, para que isso ocorra sem falhas, as barras de apoio conseguem suportar pesos de até 150kg – entretanto, é possível reforçá-las para aqueles que ultrapassam a sustentação máxima.

Outro atributo que faz parte das barras de apoio é seu formato. É necessário que elas possuam ergonomia, para facilitar o apoio no sustentáculo. Então, as barras são elaboradas em formatos cilíndricos e sem quinas.

Os diferentes modelos de barra de apoio

As barras possuem modelos e metragens definidas. Para que ela seja considerada como uma barra, é fundamental que tenha entre 30 centímetros e 1 metro. Se o acessório apresentar números maiores do que o limite, ela poderá ser considerada como um corrimão. Dessa forma, confira como reconhecer uma barra de apoio e quais são os diferentes modelos de suporte que existem!

  • Barra Reta: São os modelos mais comuns de apoio;
  • Barra Angular: Geralmente posicionada em pia, banheira ou box;
  • Barra em U: O formato em U facilita o uso do usuário nos lavatórios;
  • Barra em L: Posicionada na horizontal ou vertical, elas auxiliam na locomoção;
  • Barra Articulada: Podem ser recolhidas quando não estão em uso;
  • Barra para vaso sanitário: A barra é móvel e alocada atrás do assento da louça sanitária;
  • Barra de sucção: são barras que grudam na parede por sucção, além de possibilitarem reposicionamento.

Segurança até na hora de dormir!

Apesar de ser muito comum nos banheiros, existem outros locais que conseguem usufruir da segurança promovida pelas barras de apoio. Um ótimo exemplo é o suporte em camas. Utensílios super recomendados para as pessoas que mudam muito de posição durante o sono.

Quando voltadas para essa funcionalidade, as barras podem ser instaladas na beirada de praticamente todas as camas – independente do modelo, seja ela tradicional ou box. Além de servir muito bem como uma "parede", a principal função do suporte é servir como apoio para deitar e levantar, oferecendo autonomia às pessoas com mobilidade restringida.

Dicas extras: aumente a acessibilidade do seu lar!

Como estamos falando sobre as barras de apoio, um utensílio fundamental para promover a acessibilidade, não custa nada oferecer algumas dicas extras para promover a mobilidade das pessoas debilitadas, não é mesmo? Portanto, confira como deixar o ambiente acessível para todos – reduzindo as chances de possíveis acidentes!

  • Atente-se aos tapetes, eles podem dificultar a movimentação das pessoas – especialmente se ela for cadeirante.

  • Confira se a sua casa possui artigos de decoração instalados no chão, vasos, luminárias, mesas de centro, etc. Todas elas podem dificultar a locomoção.

  • Evite bagunças. Um sapato mal posicionado, uma bolsa no meio do caminho, tudo isso pode atrapalhar – e muito – o percurso de uma pessoa debilitada.

  • Aposte em uma boa iluminação. A dificuldade de locomoção é intensificada pela falta de iluminação. Portanto, invista em meios de clarear o percurso.

E aí, gostou de saber mais sobre as barras de apoio e outros recursos de segurança? Acesse a Maconequi e confira a linha home care! Estamos sempre buscando informar e proteger os nossos clientes. Há mais de 40 anos na área da saúde, sempre prezando pelo bem-estar de todos.